PRAIAS FLUVIAIS

CORTES DO MEIO

Em pleno Parque Natural da Serra da Estrela, na freguesia de Cortes do Meio, a ribeira de Cortes alimenta um açude que proporciona banhos e dias de descanso na época de verão. A zona balnear de Cortes do Meio dá as boas vindas a todos os banhistas, praticantes de BTT e caminhantes. O local dispõe de um bar com esplanada e refeições rápidas e conta também com parque de merendas, uma grande área de relvado e um escorrega para os mais novos, mas não tem nadador salvador.

OURONDO

A zona balnear de Ourondo, a cerca de 30km da Covilhã, tem como protagonista a ribeira do Caia, afluente do Zêzere, que passa a poucos metros da zona de lazer e onde não escapa a beleza de toda a envolvente. Uma ponte faz a ligação das duas margens da ribeira, onde não falta o areal e o açude com zona de mergulhos. O local está servido de zona de estacionamento, parque de merendas, grelhadores e bar com alguns petiscos. O acesso à água por pessoas com mobilidade reduzida é possível.

PAUL

Cascatas e piscinas naturais criadas pela ribeira do paul, rodeadas de árvores e sombras, são os elementos diferenciadores deste pequeno paraíso, conhecido por “Poço do Zé Azinho”. Uma zona de areia com suave inclinação até à água contrasta com a plataforma criada pelas rochas, das quais os mais aventureiros mergulham. A zona balnear não tem socorrista. Nas imediações, um antigo aloja o bar com esplanada e o local está servido com sanitários, máquinas de manutenção e campo desportivo multiusos.

Parque da Goldra

Este espaço de lazer não só tem uma nova via de acesso pedestre ao centro da cidade, como é possível aceder à zona baixa da Covilhã através da sua ligação urbana entre a Universidade da Beira Interior e o Anfiteatro Mártir-in-Colo. O Parque da Goldra constitui-se como um espaço de lazer ao ar livre, capaz de acolher acontecimentos urbanos, nomeadamente de caráter lúdico e de promoção, bem como o convívio da população.

SOBRAL DE SÃO MIGUEL

A zona balnear de Sobral de São Miguel é um acolhedor local de retiro em plena serra. A aldeia, conhecida por “coração do xisto” é um dos maiores aglomerados de edifícios de xisto a nível nacional. O casario estende-se entre ruelas, encosta abaixo, até à margem esquerda da ribeira de Porsim, que crio o espelho de água da zona balnear, com profundidades diferentes. O espaço está inserido na antiga ponte e, mesmo ao lado, um moinho, uma azenha e uma nora testemunham o uso da força das águas noutros tempos.

UNHAIS DA SERRA

Situada num vale com vista para os contrafortes da Serra da Estrela e para a vila, a praia fluvial de Unhais da Serra utiliza as águas da ribeira de Unhais, afluente do Zêzere. A praia é a mais apetrechada do concelho da Covilhã. Possui um amplo conjunto de estruturas, como parque infantil, zonas de jogos e estruturas desportivas. Dispões ainda de zona de grelhadores e bar, com a habitual música ao vivo.

Verdelhos

A zona balnear de Verdelhos é um esconderijo acolhedor entre duas encostas, em pleno Parque Natural da Serra da Estrela. Respira-se natureza e permitem-se momentos de indolência junto à ribeira de Beijames, mas a água não é vigiada. A estrutura balnear é marcada por margens com choupos e salgueiros, solário em areia, novo relvado, grelhadores, mesas de apoio e bar. Os sanitários ficam a cerca de 100 metros.

VILA DO CARVALHO

Implantada numa encosta da Serra da Estrela, a apenas 6km a norte da Covilhã, a União de Freguesias de Cantar-Galo e Vila do Carvalho conta com uma zona balnear recatada, numa tela natural pintada por grandes rochedos, vasta vegetação e o fluir das águas límpidas da ribeira da Lapa, retidas ora nos diversos poços, ora numa pequena represa. O espaço é complementado com socalcos relvados. A zona balnear, com acesso junto ao centro de saúde, possui parque de estacionamento e é servida de wc na junta, churrasqueiras e duches, a 100 metros do local.